Aqui o leitor encontrará intervenções nas áreas de Direito Ambiental e Urbanístico, que começaram a despertar nossa atenção no exercício da jurisdição no Estado de São Paulo, o que foi potencializado em razão dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos de Direito Urbanístico da Escola Paulista de Magistratura – NEDU, do qual participamos desde 2012.
Além do NEDU como espaço para a discussão qualificada acerca de temas importantes relativos à proteção do nosso meio ambiente natural e artificial, ainda começamos a fazer parte, em 2014, do Centro de Estudos de Direito Administrativo e Urbanístico – CEDAU, o que ampliou nosso contato com pesquisadores preocupados com essas questões, bem como com problemas que precisam de um melhor endereçamento para que avancemos rumo a cidades mais sustentáveis.
Como produção bibliográfica, até então ajudamos a coordenar dois livros e uma revista sobre a matéria
Os livros se chamam Crise Hídrica e Direito – racionalidade jurídica a serviço da complexidade socio ambiental (Lumen Juris, 2015), que hoje está na sua 2ª edição, e Direito Urbanístico – ensaios por uma cidade sustentável (Quartier Latin, 2016).
A revista foi a edição de Direito Urbanístico dos Cadernos da Magistratura (n. 46, jan./mar. de 2017).
Nesta seção os leitores poderão ter acesso a textos de nossa autoria, bem como a vídeos de palestras que ministramos sobre a temática.
Descoordenação nas políticas públicas de preservação de áreas de mananciais – Ensaio acerca de caminhos possíveis pelo processo (estrutural)
Ler mais Sumário: 1. Caso prático. 2. Introdução: o desafio da coordenação de esforços estatais para satisfação de pautas de interesse geral; 2.1. (In)competências na política ambiental de proteção de mananciais; 2.1.1. Direito à moradia, meio ambiente e saneamento – equilíbrio necessário/possível; 2.2. Controle social de políticas públicas; 2.2.1. Ação Popular; 3. Controle judicial da política pública de saneamento; 3.1. Inércia prolongada e separação de poderes; 3.2. Reserva do possível e dever de prestação de contas (projeto constitucional em execução); 4. Como o espaço do processo judicial pode contribuir para a coordenação de atores relevantes no desempenho de atividades de interesse público? Notas sobre o desenho de uma demanda estrutural; 5. Conclusão; 6. Bibliografia. Palavras-chave: mananciais; políticas públicas; processo estrutural; saneamento Acesso ao texto: https://www.tjsp.jus.br/download/EPM/Publicacoes/CadernosJuridicos/cj_n51_i_02_descoordenacao_politicas_publicas.pdf?d=637123526750471257 *** Ler mais Palavras-chave: função social; propriedade pública; bens públicos; eficiência Sumário: 1. Introdução. A questão dos bens públicos; 2. Inadequação do regime jurídico atribuído aos bens públicos para seu aproveitamento eficiente. 2.1. Rigidez; 2.2. Idealização e falta de diálogo com política de moradia; 2.3. Indiferença para com a realidade. 3. Problemas de gestão: um caso paradigmático; 4. Novas perspectivas com as alterações da LINDB e o CPC/2015? 5. Conclusão; 6. Bibliografia. Acesso ao texto: CUNHA FILHO, A. J.; ARAÚJO, A. F. de. Propriedade pública como função, 2019 *** Ler mais Palavras-chave: direito de construir; efeitos cumulativos; direito de protocolo Acesso ao texto: CUNHA FILHO, Alexandre J. C. d a. Cadernos Juridicos direito urbanistico 2017 *** Ler mais Palavras-chave: audiência pública; direito urbanístico Acesso ao texto: Audiencia Publi ca e Urbanismo in RBDM2004 *** Ler mais Acesso ao texto: Alteração dos planos urbanísticos e o direito de propriedade in RTSP *** Ler mais e assistir o vídeo Palavras-chaves: regularização fundiária; judicialização; *** Ler mais e assistir o vídeo Discussão do papel do Direito para um uso mais sustentável dos recursos hídricos. ***Propriedade pública como função
Questões de alta indagação envolvendo o direito de construir. De efeitos cumulativos a direito de protocolo – quem está errado: a lei ou o intérprete?
Audiência pública e urbanismo – a audiência pública como instrumento de participação popular na formação e controle de políticas voltadas à ordenação da cidade
A alteração dos planos urbanísticos e o direito de propriedade
Problemas da Judicialização da Regularização dos Loteamentos Clandestinos
Crise Hídrica e Direito – racionalidade jurídica a serviço da complexidade socioambiental